Cultura material abrange habitos alimentares , maquinas , instrumentos , ferramentas , ou qualquer objeto qu caracteriza o padrão de vida de uma sociedade . O indio por exemplo vive em casa de palha come carne de tartaruga , dorme em rede , pesca com lança , guerreia com arco e flecha , usa colar de dentes de jacaré e tanga feita de couro de onça . Essas caracteristicas ( tipo de caça , alimento , rede , colar , ) fazem parte da CULTURA MATERIAL do indio .
Note que os indios nao usam sapatos portanto sapatos nao fazem parte da cultura material deles .
Movimento de juventude que nasceu na Califórnia, na América do Norte em 1966. Hip significa zombar e melancolia. Pacifista, pregava a filosofia do amor (filosofo significa amigo do saber). Jovens estudantes reuniram-se para expor ao ridículo a guerra do Vietnã. Foi um ato de zombaria que revelou o desencantamento de uma juventude sem ideal.
O traje desse movimento era composto de calças de jeans, pantalonas com boca de sino, e no lugar de camisas e blusas, ambos os sexos usavam batas indianas, como apego a culturas distantes deste mundo massificado e corrompido pela guerra e pela sociedade de consumo. A estética hippie é também conhecida como a estética da flor e do amor.
A característica básica dessa moda foi o uso da cor. Introduziu o estilo unissex e seu gosto pelo colorido estava associado à cultura psicodélica. As roupas eram, em geral estampadas e faziam alusão aos símbolos do movimento: paz e amor, além de flor e motivos orientais. Moços e moças usavam cabelos longos, repartidos ao meio com ar angelical. Os sapatos e bolsas tinham aspectos artesanais, próprios de culturas não industrializadas. Houve grande valorização de adornos de origem folclórica.